Símbolo de Proteção

Hortense é uma história de amor em forma de flor, uma homenagem a uma comunidade que tece seu dia a dia com garra e delicadeza em meio a uma natureza generosa. Quem visitar a Região das Hortênsias – Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Picada Café e Nova Petrópolis – tem tantos motivos para se encantar que pensa sempre em voltar ou levar junto um pouco do astral e das cores que encontra. A hortênsia, ao longo dos anos tem se tornado um símbolo da serra gaúcha, sua cor e seu formato com as pétalas em coração e suas nuances do azul forte ao branco, passando pelo violeta, ficam na memória de quem convive com a região.

Sua presença marcante tem um significado tão forte que emprestou seu nome à Região das Hortênsias que agora tem seu símbolo de proteção, a Hortense.

Com o nome de Hortense, a flor inspira um design para acompanhar a todos o ano inteiro com uma mensagem de Paz, Saúde, Dinheiro e Amor em uma única flor.

Apresentado inicialmente como um pingente dourado, banhado a ouro 12K, com criação da designer Solange Batistella, Hortense é inspirado na flor, tem a forma de corações entrelaçados e pode ser levado na carteira, na roupa, em uma echarpe, na bolsa, no pulso, no peito, onde quer que seja, mas que fique perto, presente e possa trazer boa energia sempre que for preciso.

1Crédito de Imagem: Cibele Selbach

A Hortense nasce sob inspiração da memória afetiva resgatada pela RP Carla Leidens, que, ainda criança, recebeu da avó uma hortênsia com uma mensagem de força e otimismo. “Minha avó me deu a flor e disse que se eu a carregasse comigo teria na vida sempre paz, saúde, dinheiro e amor”, relembra Carla. “É esse conceito, essa força que queremos disseminar a todos que respiram essa atmosfera especial de Gramado e da região”, completa.

Do esplendor de sua beleza em diferentes cores durante os meses mais quentes ao renascer depois do frio e se reproduzir em lugares difíceis, a hortênsia traduz a resiliência peculiar dos habitantes e empreendedores locais.  Acostumados a lutar sem recursos, sem apoio e a reinventar-se a cada temporada, foi com o espírito de força e trabalho em conjunto que eles transformaram a região em um dos destinos mais procurados pelos turistas de todo o Brasil.

Sob o nome científico Hydrangea, que significa bebedoura de água, as hortênsias também são popularmente conhecidas pelos nomes de Rosa-do-Japão e Hidrângea. Já o nome Hortênsia veio de homenagem à francesa Hortense Lepante, esposa de um amigo do naturalista Philibert Commerson, responsável pela introdução da Hortênsia na Europa, no século XVIII.